O Movimento O Sul é o Meu País está programando para este final de semana, sábado (22) e domingo (23), manifestações em favor da independência da região Sul das demais do Brasil. O movimento, que foi criado no ano de 1992, defende a proposta de que seja revisto o pacto federativo e que a região formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possa formar um novo país.
As manifestações para este fim de semana iniciam às 9h de sábado, em Brusque e São Miguel do Oeste, além de outras cidades nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. O local da manifestação em Brusque é a praça central Barão de Schneeburg, onde cerca de 1.600 pessoas já confirmaram presença. Em São Miguel do Oeste, no extremo Oeste catarinense, são esperadas cerca de duas mil pessoas nas manifestações.
Também no sábado à tarde é a vez de Itajaí realizar uma reunião com palestra para eleger a nova comissão municipal daquela cidade em torno da ideia. A expectativa é de que cerca de 200 pessoas compareçam ao evento, que começa às 17h no Hotel Sandri, no centro.
No domingo será a vez das cidades de Tubarão e Criciúma realizarem reuniões sobre o assunto. Em Criciúma, ela inicia às 9h, no auditório da InSite. Ainda na tarde de domingo, às 17h, outra reunião de esclarecimentos acontece em Tubarão, no Hotel San Silvestre.
Na semana passada, o site da Rádio Cidade revelou que a maioria do internautas ao ser questionada se era ou não favorável à criação de um novo país entre os três estados da região Sul defendeu a ideia. O site perguntou: Você apoia a ideia separatista do Movimento O Sul é Meu País? Dos 3.644 internautas que votaram, 89,47%, equivalente a 3.260, disseram sim. Somente 10,53%, ou 384 votantes, optaram pelo não.



