Vereadores aprovam novo projeto para financiamento da Beira-Rio
Em sessão extraordinária no final da tarde desta quarta-feira (18), os vereadores brusquenses aprovaram por unanimidade a alteração no projeto de lei que autoriza o financiamento de R$ 4 milhões junto ao Badesc para a continuação das obras da Beira-Rio, no bairro Santa Terezinha, que ampliam o canal extravasor do rio Itajaí-Mirim.
A aprovação teve de acontecer em sessão extraordinária, pois era uma exigência da Secretaria do Tesouro Nacional. Segundo o vice-prefeito Ari Vequi, que foi até o plenário do legislativo defender a alteração, essa situação precisava ocorrer justamente porque o primeiro projeto foi aprovado pela Câmara.
Em sua explanação, Vequi apontou diversos aspectos que o projeto original não apresentava, como a implementação do asfalto, além de outros fatores como drenagem e ciclofaixas. Esses foram alguns dos motivos que fizeram o Badesc pedir alterações no projeto.
Com isso, o novo projeto agora contempla os 3,9 km da expansão do canal extravasor, que vai até próximo da divisa com Itajaí, e também a abertura de praticamente 2 km da abertura da parte viária da obra. Essa ideia é justamente para tentar desafogar o trânsito e auxiliar na contenção das cheias.
O prazo de assinatura do convênio encerrará no dia 26 deste mês, e com a aprovação, Ari Vequi acredita que até o começo da próxima semana o convênio seja assinado e a Prefeitura de Brusque seja autorizada a captar os R$ 4 milhões para continuar a obra de onde ela havia parado.