Câmara cria Dia do Transporte Alternativo em Brusque

A Câmara Municipal de Brusque aprovou na sessão desta terça-feira (18) projeto de lei que institui na cidade o Dia do Transporte Alternativo, a ser comemorado em 22 de setembro. A proposta tem autoria de Felipe Belotto Santos (PT) foi aprovada por unanimidade dos vereadores.
Belotto disse que o projeto coloca no calendário oficial do município uma data para se refletir acerca dos diferentes meios de transportes necessários à cidade. “No momento em que fizemos o projeto também foi feita consulta a diversas entidades que fazem a defesa desse modelo de transporte alternativo”, frisou ele na tribuna, apontando estudo que mostra o investimento maior ao longo dos anos nos automóveis, ao invés de outros meios mais saudáveis.
Roberto Pedro Prudêncio neto (PSD) inseriu uma emenda no projeto original e defendeu a proposta como forma de diminuir, inclusive, a quantidade de carros e motos nas ruas da cidade. “Acredito que a Prefeitura deva incentivar esse transporte alternativo que já existe em cidades da Europa e dos Estados Unidos, que estão ido nesse caminho”.
Para Ivan Roberto Martins (PSD), trata-se de um bom projeto, mas a ideia de meios alternativos deveria ser algo constante e não apenas em um dia quanto ao transporte do cidadão. E não perdeu a oportunidade de criticar o Executivo. “Quero deixara aqui registrado que sinto que o Executivo poderia olhar um pouco mais com atenção em respeito à mobilidade aqui em Brusque. Sem eis nãos de governo do PT não vimos uma rua ser aberta, uma ponte ser construída e um palmo da beira rio ser feita”.
Já Valmir Ludvig (PT) disse que meios alternativos são necessários, dado o crescimento populacional que a cidade tende a registrar ao longo dos anos futuros. “Sabemos da necessidade de ruas e pontes, mas também vão chegar a um limite, por conta doe estrangulamento e do tipo de cidade que somos, de montanhas e uma série de fatores. Há perspectivas de meios como anel viário e acredito que vamos avançar”.
O projeto foi aprovado por todos os vereadores.
PUBLICIDADE UNIFORME
Ainda na sessão desta terça-feira, oposição e governo gastaram mais de uma hora de embate sobre o projeto de lei 12/2013, de origem legislativa, que “regulamenta a distribuição de verba de propaganda institucional em anos eleitorais”. O projeto estipula que o município aplique de forma uniforme os valores de publicidade nos veículos de comunicação. Projeto que teve aprovação por nove votos contra cinco.
TODOS CONTRA MARLI
A palavra livre dos vereadores teve como foco a vereadora Marli Leandro (PT). A oposição mirou as críticas sobre ela por conta de uma entrevista concedida pela petista à imprensa, na qual tece criticas à atuação dos oposicionistas na aprovação de propostas consideradas inconstitucionais pelo governo. O assunto foi puxado por Alessandro Simas (PR).
ORDEM DO DIA
Confira, a seguir, os projetos de leis aprovados na ordem do dia.
Em 2ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 20/2014, de origem legislativa, que ‘”obriga a publicação no site da prefeitura municipal de Brusque de todas as obras públicas em execução no município de Brusque, contendo: foto, local da obra, descrição do serviço, prazo de início e conclusão, e o valor orçado”
Em 2ª discussão e votação, projeto de lei nº 03/2014, de origem legislativa, que “cria a semana municipal de valorização do educador no município de Brusque”
Em 2ª discussão e votação, projeto de lei nº 133/2014, de origem executiva, que “denomina praça Erico Pretti, o logradouro público, situado na localidade de Ribeirão Tavares, neste município”
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 104/2013, de origem legislativa, que “institui o dia do transporte alternativo, a ser comemorado, anualmente, no dia 22 de setembro no município de Brusque”
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 143/2014, de origem legislativa, que ‘denomina via pública” Rua Luiz Gustavo Ferreira
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 139/2014, de origem legislativa, que ‘denomina via pública” Rua Alfredo Diogo Correa
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 140/2014, de origem legislativa, que denomina via pública” Rua Mauro Cadore
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 141/2014, de origem legislativa, que ‘denomina via pública” Rua Agnaldo Lourenço de Melo
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 142/2014, de origem legislativa, que ‘denomina via pública” Rua Santulino Machado
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 128/2014, de origem legislativa, que ‘denomina via pública” Rua Francisco Dorvalino de Pinho
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 134/2014, de origem legislativa, que “altera a extensão da Rua Madre Teresa de Calcutá, denominada pela lei nº 3529/2012”
Em 1ª discussão e votação, Projeto de Lei nº 12/2013, de origem legislativa, que “regulamenta a distribuição de verba de propaganda institucional em anos eleitorais”