Pacientes de quimio e radioterapia serão atendidos em Blumenau
Quando o estado decidiu rever o Plano Estadual de Oncologia (OncoRede), mudando as consultas dos pacientes que estavam sob tratamento de radioterapia e de quimioterapia para cidades onde a população de referência passou a ser de 500 mil habitantes por macro-região, a notícia surpreendeu. A partir dali, os atendimentos haviam sido transferidos de Blumenau para Florianópolis, causando transtornos aos enfermos.
Em entrevista exclusiva no Agito Geral desta manhã, a diretora geral da secretaria de estado da Saúde, Carmen Zanotto, esclareceu que a ampliação dos atendimentos no Planalto Norte, Sul do Estado e Meio Oeste em princípio teriam dado uma folga aos atendimentos na Capital. Com isso, os atendimentos que eram feitos em Blumenau seriam transferidos para Florianópolis.
No entanto, atendendo a uma demanda política - leia-se pressão de políticos, prefeitos, secretários municipais de saúde e pacientes, a secretaria da Saúde decidiu rever o desenho dos atendimentos e os pacientes de Brusque, Guabiruba e Botuverá voltam a ser atendidos em Blumenau.
Carmen adianta que o Hospital Santa Isabel continuará atendendo aos pacientes de quimioterapia que já se consultavam em Blumenau, e também aos novos de radioterapia. Para o Hospital Santo Antônio serão encaminhados os novos casos de quimioterapia.
Segundo a diretora geral, em breve todos os atendimentos serão feitos no Hospital Santo Antônio.



