Esta semana, a Federação do Comércio, Bens e Serviços de Santa Caarina (Fecomércio) ajuizou ação contra as empresas que monopolizam transações com cartões de crédito. Na ação, a entidade solicita o fim do pagamento do aluguel e da manutenção das máquinas de cartão feito pelos comerciantes, bem como das taxas aplicadas pelas empresas Redecard, Cielo e Santander/GetNet em cada operação, entre elas os valores de desconto e as taxas de comissão.
Além da Fecomércio, também integram esta ação os sindicados afiliados à Federação, como representantes das empresas do setor comércio de bens, serviços e turismo. Conforme com o advogado, Rodrigo Bornholdt, o pedido de suspensão do aluguel e das taxas das máquinas de cartão está amparado na ilegalidade da duplicidade de cobrança e de venda casada.
Ele complementa afirmando ser imprescindível esta flexibilização aos comerciantes para poder adquirir as máquinas com maior facilidade, já que 81% dos brasileiros já se utilizam dos cartões para sua transação comercial.




