Manifestação pedirá redução da jornada de trabalho
A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais deve mobilizar milhares de trabalhadores brusquenses na manifestação marcada para às 16 horas de quarta-feira (28), nas escadarias da igreja São Luiz Gonzaga, no Centro da cidade. Segundo expectativas dos sindicatos organizadores, o encontro deve reunir em torno de duas mil pessoas. A redução da jornada de trabalho no Brasil, sem diminuição de salários, é uma das bandeiras de luta da grande maioria dos sindicalistas. Alega-se que, com isso, o efeito imediato será o aumento no número de postos de trabalho.
O embasamento vem de países que efetivaram a medida nos últimos anos. Entre eles, o Canadá, Argentina, Chile, Japão e alguns países da Europa. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) está tramitando na Câmara dos Deputados. Desde o início do ano, centrais sindicais estão colhendo assinaturas para que o projeto possa entrar na pauta de votações como projeto de origem popular.
Para isso, é preciso que consigam um milhão de assinaturas. A manifestação de quarta-feira acontecerá simultaneamente em vários municípios do País. Em Brusque, quem está liderando a iniciativa é o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Metalmecânicas e do Material Elétrico (Sintimmmeb), com o apoio do Sintrivest, Sintrafite, Sintricomb e Sindimestre.
O movimento já obteve adesão de praticamente todos os demais sindicatos de trabalhadores no município.


