Neste domingo (9), a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) abriu os seus portões para receber pessoas de todo o estado de Santa Catarina e, também, do Brasil, num dos acontecimentos cívico-militares mais importantes do seu calendário. Trata-se, justamente, do BAFL Portões Abertos 2014. Realizado há quase três décadas, o evento tem como objetivo propiciar uma aproximação da população civil com o meio militar.
De acordo com o tenente Antônio Pereira Damasceno Neto, coordenador de comunicação social daquela unidade militar, em entrevista à Rádio Cidade, cerca de 30 mil pessoas passam pelos hangares da capital todos os anos. “Para nós, transferir um pouco dos nossos valores para o povo. Temos várias crianças de todas as idades, um público bem diversificado”, ressalta. Hierarquia, disciplina, lealdade, honra, dever e amor à pátria são alguns dos atributos que os militares tentaram passar durante a exposição.
E todos se surpreenderam e se encantaram com os robustos aviões de patrulha presentes no Portões Abertos 2014. Considerado o “estado da arte” dos aviões de patrulha marítima com base em terra, direto de Salvador esteve presente o avião P3 Orion. Com seus 30 metros de envergadura, a única frustração era não poder adentrar na aeronave para sentir-se ainda mais na pele de um aviador. “Uma aeronave que se destaca no meio nacional como, também no internacional”, avalia. Outro modelo que executa serviços de patrulha é o famoso “bandeirulha” (Embraer EMB-111 Bandeirante Patrulha), caracterizado pelo nariz avantajado na cor preta.
Além destes exemplares, helicópteros de resgate e assalto, o Águia da Polícia Militar, bem como de outros vários modelos destinados à aviação civil, também foram expostos para o deleite do público.
Social
Já nas primeiras horas do evento, cerca de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas, destinadas a instituições de caridade. Quem doou, concorreu a um sorteio de dois vôos panorâmicos pelas imediações da Ilha de Santa Catarina. “Também teve apresentação de nossa banda, dos cães, de dança, então foi o dia todo de eventos”. Portões Abertos sempre ocorre entre outubro e novembro, de acordo com o calendário da cidade. O dia 23 de outubro, dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e, também, do Aviador, marca o início da preparação.
Confira a entrevista exclusiva com o tenente Damasceno, logo acima desta reportagem.



