Numa partida atípica, na noite deste sábado (8), a AD Brusque foi derrotada pela Apab/Metropolitano de Blumenau por 51 a 82 e deu adeus ao título estadual de Basquete neste ano. Como Blumenau já tinha vencido o primeiro confronto, no meio da semana, acabou ficando com o título do Catarinense e evitou assim um terceiro confronto, que ocorreria em caso de vitória da equipe brusquense.
Com um público pequeno, a segunda partida da decisão mostrou a superioridade da Apab/Metropolitano desde o primeiro quarto e em nenhum momento ocorreu uma reação convincente de Brusque, que errou em todos os fundamentos, chegando a ter dificuldade em converter até mesmo os arremessos livres. Com maior precisão no ataque, o time de Blumenau mostrou melhor condicionamento físico e venceu com facilidade.
A terceira colocação fiou para o Joinville, que nas semifinais foi eliminado por Brusque. As duas equipes finalistas do Estadual de Basquete devem voltar a se enfrentar ainda neste ano, nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que começa no dia 15 próximo, em Itajaí.
Durante a cerimônia de premiação o presidente da Federação Catarinense de Basquete, Oscar José Orsi Archer, fez um rápido balanço da competição, que teve dez equipes disputando o título na categoria adulto masculina e oito na feminina, prometendo ampliar o número de participantes para 2015. Ele anunciou ainda para o dia 17 de dezembro o lançamento de um livro retratando os 100 anos do basquetebol catarinense, adiantando inclusive que dois brusquenses devem ser homenageados com a publicação, sendo um deles Rubens Fachini.