O Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, já conhecido em todo o estado de Santa Catarina pela qualidade e equipagem, irá receber, entre os meses de dezembro e janeiro, mais um novo caminhão para sua frota. Trata-se de um Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR).
De acordo com o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, correspondente a Brusque, tenente bombeiro militar Hugo Manfrim Dalossi, o veículo tem a função de ser o primeiro a chegar a ocorrências de incêndio, acidentes de trânsito e resgates diversos.
O preço do novo veículo está estimado em R$ 694 mil, provenientes do Fundo de Reequipamento dos Bombeiros (Funrebom), de origem municipal. Coube a uma empresa do Rio Grande do Sul, vencedora da licitação, transformar um “cavalinho” Scania P360, com 360 cavalos de potência, num poderoso caminhão de combate, equipado com bombas de alta pressão, tanto para água, quanto para líquido gerador de espuma (LGE), desencarcerador hidráulico, para tirar vítimas presas às ferragens em acidentes, além de outros equipamentos de ponta.
O atual ABTR, ultrapassado, e com o custeio elevado por conta das freqüentes manutenções, será colocado para reserva, em caso de falhas no que está por vir. “Para o ano que vem virá mais uma ambulância do estado, compraremos mais uma e também uma camionete 4 x 4 para deixar a frota toda zerada”, ressalta o comandante.
Efetivo
Apesar de o contingente brusquense ter sido aumentado nos últimos tempos, ainda não é o suficiente. Para Dalossi, era o que faltava, já que os equipamentos utilizados pelos quartéis de Brusque são de excelente qualidade. “Nós também sofremos com o efetivo, que não é o mais adequado. Mas temos tido um recompletamento nos últimos dois anos que tem propiciado uma melhora. Porém, alguns bombeiros vão se aposentando e acaba que não recebemos outro para substituir”, finaliza.


