Morreu nesta terça-feira (3), Maria de Lourdes Schulenburg, 78 anos, que estava internada no Hospital Azambuja.
Por mais de 30 anos, “Dona Lourdes”, como era chamada na família apaeana exerceu várias funções dentro da Apae, entre elas, por duas vezes foi presidente, conselheira e membro atuante de outras diretorias da instituição.
Recentemente estava afastada por problemas de saúde e, em consequência disso foi hospitalizada, não resistiu e faleceu na manhã de hoje.
O Presidente da Apae Brusque, Sebastião Ernani Poia, em sua conta no facebook lamentou a morte de “Dona Lourdes”. “Lamento informar o falecimento de dona Maria de Lourdes Schulenburg, diretora e ex-presidente da APAE Brusque. Nossos profundos sentimentos a família”.
O velório será realizado a partir das 17 horas na Capela Mortuária do Centro, às 9 horas de quarta-feira será realizado um culto na Igreja Evangélica Luterana. Após o culto, acontece a cerimônia de cremação, no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, amanhã dia 4.
Em abril de 2016 dona Lourdes recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores de Brusque durante sessão especial, onde recebeu a Comenda do Trabalho Voluntário, em consideração às ações altruístas de apoio à Apae de Brusque nos últimos anos.
Em nota a APAE lamenta o falecimento de “Dona Lourdes”
"É com grande pesar que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque informa o falecimento da Conselheira e ex-presidente da entidade, Maria de Lourdes Schulenburg, na manhã desta terça-feira, 3 de janeiro. Nossos sinceros sentimentos a toda a família e amigos por essa grande perda.
Conhecida pela família apaeana como ‘dona Lourdes’, ela sempre esteve associada às atividades voluntárias. Desde 1982 foi integradora da instituição e mesmo após a sua aposentadoria, em 2000, continuou a se dedicar para a Apae, onde atualmente exercia o cargo de conselheira, bem como estava à frente do Clube de Mães.
Sem compromisso ou obrigação formal, dona Lourdes sempre ouviu apenas a voz do seu coração na hora de decidir quando agir e seus sentimentos nobres e cristãos impulsionam o exercício do amor ao próximo, provocando sorrisos nos lábios de pessoas especiais e excepcionais.
“Foram várias funções na instituição, vários cargos na diretoria, onde inclusive foi duas vezes presidente. É uma enorme perda para todos que fazem parte da Apae e os que a conheceram, não só pela seu trabalho voluntário, mas pelo seu carinho e dedicação com que realizava todas as suas atividades”, comentou o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia.
Maria de Lourdes Schulenburg tinha 78 anos e deixa três filhas, três genros, cinco netos e quatro bisnetos.
O corpo será velado na Capela Mortuária do Centro, a partir das 17h desta terça-feira. O culto será nesta quarta-feira, 4, às 9h, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque (Centro). Logo após, será levado até o Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú.".




