Presidente fala das ações da Santur

O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, em análise aos resultados das festas no mês de outubro em Santa Catarina disse que a avaliação é extremamente positiva e com um diferencial a mais, a valorização de eventos semelhantes realizados em outros municípios do estado como Itapiranga, localizado no extremo oeste catarinense, e que verdadeiramente é o município pioneiro em Santa Catarina na realização da Oktoberfest, desde o ano de 1976, enquanto que a mesma festa em Blumenau surgiu somente em 1984, ou seja, 8 anos depois.
Walendowsky explica que a participação efetiva da gestão pública na realização de eventos deste porte e outros, é fundamental. Cada município necessariamente precisa buscar diversas alternativas no turismo, e dar uma atenção especial, pois só assim poderá oferecer a infraestrutura adequada aos visitantes. Ele afirma que não havendo a devida preocupação na adequação destes espaços de nada adiantará as promoções, pois ao final dos eventos, os índices de satisfação poderão ser considerados baixos pelo público participante.
Walendowsky amplia a discussão para o trabalho de divulgação das belezas naturais do estado que no seu entendimento também é de extrema importância. Santa Catarina oferece diversas opções para o turismo, e em algumas regiões a organização já avançou, mas em outras nem tanto, e assim não conseguem entrar neste mercado competitivo. Outro ponto observado pelo presidente da Santur, é a logística catarinense que necessita avançar. O estado tem feito sua parte, mas o governo Federal também precisa assumir o seu papel neste contexto.
Quanto as dificuldades em relação aos parceiros da Santur, o presidente destacou que tem fluído positivamente, na troca de experiências e na elaboração de futuros projetos. Valdir Walendowsky encerra afirmando que após as festas de outubro, as atenções e ações da Santur a partir de agora é preparar o estado de Santa Catarina para receber os milhares de turistas para a temporada de Verão que está próxima de começar.


