Luzes, cores, som, figurinos de época e muita emoção. É assim o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre, realizado a cada dois anos pela Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), de Guabiruba. A próxima apresentação será em abril do ano que vem, quando o espetáculo vai completar sua 20ª edição. Para comemorar esta data, a AACSP promete muitas novidades, sendo que algumas delas serão apresentadas na quinta-feira (6), às 20h, na Sociedade Recreativa Guabirubense, quando ocorre o Lançamento Oficial da peça.
As surpresas começam já na abertura do evento, quando os convidados serão recepcionados por soldados romanos, em seguida será apresentada uma sinopse do espetáculo e os atores que darão vida aos personagens, além da apresentação das artes para divulgação e uma novidade, que será divulgada apenas no evento, mas que promete atrair um público ainda maior para a encenação.
Segundo o diretor do espetáculo, Emerson Schimidt, os preparativos para a próxima apresentação iniciaram logo após a encenação de 2013. “Esse é um trabalho bastante minucioso, que precisa de uma definição antecipada como na escolha do personagem que vai narrar a história, falas, figurinos, entre outros temas, então agora que gravamos as falas dos personagens, já podemos anunciar as novidades”, destaca.
Para a edição de 2015, a AACSP vem buscando uma maior eficiência e profissionalização de suas ações, contará com a parceria da PrismaCultural na modelagem e coordenação do projeto incentivado via Lei Rouanet, assim como na captação dos recursos necessários e na contratação de fornecedores qualificados para elevar ainda mais o status deste projeto. “Contaremos com o apoio da prefeitura municipal e de empresas como a Guabifios, mostrando que não só é possível realizar projetos desta envergadura como também é necessário divulgar este trabalho para todo o Estado e país”, completa.
Com o objetivo de ampliar a acessibilidade do público ao espetáculo, em 2015 serão realizadas duas apresentações, na quinta-feira (2) e na sexta-feira (3), às 19h30min, no pátio da igreja São Cristóvão, no Bairro Aymoré, em Guabiruba.
O espetáculo
A encenação do espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre, tem duração aproximadamente 1h30min e traz para o palco a vida de Jesus Cristo, sua paixão, morte e ressurreição, através do trabalho da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP). São mais de sete mil metros quadrados que compõem o cenário, entre palcos e passarelas, além de cem mil watts para garantir o som e a iluminação que encantam a plateia de aproximadamente oito mil visitantes que são esperados.
E são eles, os personagens do espetáculo, que contam a história. A narrativa também é diferente a cada encenação, sendo que no ano que vem, todos os caminhos de Jesus, desde a paixão até sua ressurreição, serão contados sob a visão de Maria Madalena.



