Uma cerimônia no salão nobre da Prefeitura de Brusque, na tarde desta quarta-feira (19), marcou a assinatura do contrato entre a Prefeitura de Brusque e o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) no valor de R$ 30 milhões que serão destinados às obras do prolongamento da Beira Rio, na margem esquerda e na elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana para Brusque.
O projeto das obras da margem esquerda da avenida Beira-Rio contemplam uma série de intervenções ao longo do trecho, entre elas, uma ponte sobre o ribeirão São Pedro, com extensão de 30 metros de vão; prolongamento da ponte Mário Olinger (Ponte dos Bombeiros); escavação de aproximadamente 437 mil metros cúbicos; 2,5 milhões de toneladas de pavimentação asfáltica; quase 68 mil metros cúbicos de enrocamentos; 20 mil metros quadrados de passeios e calçadas; e sete mil metros quadrados de muro de contenção.
Estas obras visam melhorar a mobilidade urbana da cidade, escoando o trânsito pelo chamado “canal extravasor”, possibilitando a abertura da pista de rodagem pela margem esquerda do rio Itajaí-Mirim no trecho entre a Ponte dos Bombeiros até o Santos Dumont. O prefeito em exercício, Ari Vequi, falou que esta obra resgata um compromisso de campanha, devendo ser licitada no dia 20 de janeiro e com a expectativa de que a ordem de serviço seja assinada em meados do mês de março de 2019.
Assinaram o contrato, representando o BRDE, o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Neuto Fausto de Conto e ainda o diretor administrativo do banco, Renato de Mello Vianna. O Programa Avança Cidades libera os recursos do Fundo de Garantia de longo prazo para a execução das obras e segundo o vice-presidente do BRDE, é o maior valor autorizado pelo programa em Santa Catarina.



