A eleição para escolha da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Guabiruba não teve surpresas. Rosita Kohler (PP) foi escolhida para presidir o Legislativo guabirubense pelos próximos dois anos. Ela escreve um novo capítulo na história política do município por ser a primeira mulher e professora a ocupar a função.
A vitória da chapa um foi assegurada pela bancada situacionista da Câmara, encabeçada por Rosita com Paulo Ricardo Gums (PP), vice-presidente; Waldemiro Dalbosco (PP), primeiro secretário; e Cristiano Kormann (PP), segundo secretário. A chapa dois disputou a mesa com Harri Westarb Neto, o Godo (DEM), presidente; Haliton Kormann (MDB), vice; Vilmar Gums, o Mala (PSDB), primeiro secretário; e Jaime Nuss (MDB), segundo secretário.
Vale lembrar que Rosita Kohler já foi vereadora na legislatura entre 1997 e 2000. O pai dela, Anselmo Petermann, foi vereador na legislatura entre 1973 e 1977. “Sempre acompanhei a política de Guabiruba e é uma honra ser a primeira mulher e professora a chegar à presidência, assim como meu marido, entre 2003 e 2006”, disse a vereadora.
Sérgio Kohler, marido de Rosita, foi vereador entre 2003 e 2006 e também ocupou a presidência, na época pelo PPB, atual PP. Seu gosto pela política vem de berço. Ela disse que o desafio e manter a união dos vereadores e trabalhar em prol da comunidade guabirubense, quem sabe abrindo as portas para outras mulheres ingressarem na política local.


