A corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) decidiu, por unanimidade, em sessão ordinária realizada na última segunda-feira (28), desaprovar as contas do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) estadual, referentes ao exercício financeiro de 2011. As contas foram reprovadas por diversos itens.
Entre eles estão balanço patrimonial que permaneceu desatualizado, recebimento indevido de recursos oriundos do Fundo Partidário, ausência da devida aplicação de recursos do Fundo Partidário na criação e manutenção de programa de promoção e difusão da participação política das mulheres,bem como ausência de registro, no livro razão, dos lançamentos referentes à aplicação financeira.
Além do PTB, também na última segunda-feira o Pleno do TRE-SC desaprovou, por unanimidade, as contas referentes ao exercício financeiro de 2012 do Partido Verde de Santa Catarina (PV) e suspendeu o repasse de contas ao Fundo Partidário pelo período de dois meses. Entre os principais motivos que geraram a desaprovação das contas encontra-se a exclusão do registro de contribuições de pessoas jurídicas, no valor de R$ 7.699,70, do segundo demonstrativo de receitas e despesas apresentado, sem os devidos esclarecimentos.
Assim como a divergência na movimentação financeira entre as receitas e as despesas lançadas. Da decisão cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




