A Câmara de Vereadores de Guabiruba esteve reunida na noite desta terça-feira (11) em mais uma sessão ordinária, a penúltima deste ano de 2018. A principal proposta da noite tramitou em regime de urgência e a proposta de considerar o Pelznickel como patrimônio cultural, histórico imaterial da cidade de Guabiruba foi aprovado por unanimidade.
A proposta foi apresentada pelo vereador Felipe Eilert dos Santos e assinada por todos os vereadores como autores da proposta. No plenário do Legislativo estavam presentes representantes da Sociedade Pelznickel e da Fundação Cultural de Guabiruba que comemoraram a aprovação da proposta. Familiares do vereador Cristiano também foram prestigiar a penúltima sessão que ele atua na presidência.
O vereador Felipe Eilert disse que a proposta é para proteger a história do município. “É uma fonte de identidade para o nosso município, pela tradição que foi trazida lá pelos anos de 1860 pelos imigrantes colonizadores da região e não deixa de ser também uma atração turística para o município”.
O presidente Cristiano Kormann disse que foi uma sessão tranquila e ressaltou o orgulho de mostrar na tribuna o quanto a Sociedade Pelznickel tem contribuído para a cultura e é uma obrigação dos vereadores estarem reconhecendo isto, transformando o Pelznickel em patrimônio cultural, histórico imaterial do município de Guabiruba.
A superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jucilene Regina Schmidt, afirmou que a partir de agora será possível arrecadar fundos para manter este patrimônio do município. “É algo que envolve todo o sentimento da população de Guabiruba”, enfatizou. O setor de Turismo também está envolvido neste projeto e a intenção é atrair mais pessoas à Guabiruba para conhecer esta tradição de muitas décadas.



