Não haverá fraude eleitoral no resultado

Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em entrevista na manhã deste sábado (25) durante a realização da verificação dos softwares que farão a totalização dos votos no segundo turno das eleições, afirmou que nestas eleições, tanto no primeiro como no segundo turno “não há qualquer possibilidade de fraude”.
Ainda segundo ele, com a verificação das urnas a garantia de que o que for votado nas urnas eletrônicas é o que será totalizado. Neste sábado foram conferidos os sistemas que fazem a conexão entre todas as urnas eletrônicas, os Tribunais Regionais Eleitorais e o TSE para o envio dos resultados apurados em cada uma das seções eleitorais. A verificação foi feita em um evento realizado na sede do TSE, em Brasília.
Neste domingo (26), assim que for encerrado o período de votação, às 17h, no horário local, o sistema de cada seção enviará eletronicamente um conjunto de arquivos para os servidores dos tribunais regionais, incluindo o resultado apurado, o número de ausentes e informações técnicas referentes à votação.
O presidente do TSE explicou também que, ao término da votação, são emitidos vários boletins de urna, que serão entregues aos fiscais dos partidos, o que permite conferir o dado da totalização separadamente por seção eleitoral.


