Defesa Civil alerta para fortes chuvas
O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) está em alerta, com a previsão de chuva forte, ventos intensos e mar agitado, entre sexta-feira e sábado. Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram, a instabilidade abrange todo o estado, sendo os indicativos de chuva mais forte e ventos intensos entre o planalto e o litoral catarinense, principalmente para os municípios do Litoral.
Como a quantidade de chuva pode ser muito intensa, entre o litoral e o sul, podendo ultrapassar os 100 mm, a população deve ficar de sobreaviso e, no caso de alagamentos, providenciar a saída das residências e evitar o contato com a água, devido a possibilidade de doenças.
A Defesa Civil também recomenda que moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos fiquem atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.
Se confirmada a previsão, o departamento desaconselha, até o domingo (4), as atividades de navegação de pequenas e médias embarcações e orienta para a retirada das embarcações em áreas próximas à costa.
Diante de rajadas de vento intenso, recomenda-se que a população evite o trânsito próximo ou embaixo de árvores, postes e placas, bem como de lugares desprotegidos aos ventos fortes.
Conforme o diretor estadual de Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves, o alerta é necessário para que as pessoas estejam prevenidas, caso sejam confirmadas as previsões meteorológicas. “Para minimizar problemas ocasionados pelo mau tempo, é importante que a população acompanhe as informações repassadas pelos veículos de comunicação e atenda às recomendações sugeridas pela Defesa Civil”, afirma.
O Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar, as coordenadorias municipais de Defesa Civil e outras instituições de resposta a eventos adversos, também, trabalharão de sobreaviso durante os próximos dias.
Em caso de emergência o telefone da Defesa Civil nos municípios é o 199. A Defesa Civil Estadual, que trabalha em plantão de 24 horas, atende o registro de ocorrências pelo telefone (48) 3244-0600.
Previsão do tempo Epagri/Ciram: A partir da tarde desta quinta-feira (1º), um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera, associado à formação de uma baixa pressão em superfície, passa a atuar no Sul do Brasil. Há previsão de chuva para esta noite, de moderada a forte, com trovoadas para o Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e litoral Norte catarinense. No decorrer da sexta-feira a instabilidade abrange todo o estado, sendo os indicativos de chuvas mais fortes e ventos intensos entre o Planalto e o litoral catarinense. No sábado a instabilidade persiste no estado, sendo bem mais intensa no litoral Sul. O tempo melhora no decorrer de domingo, permanecendo apenas nebulosidade no estado.
Ressalta-se que este tipo de ciclone (ciclone extratropical) é comum ocorrer na Região Sul. Outro detalhe importante é que este ciclone não é semelhante ao furacão “Catarina” que atingiu Santa Catarina e o Rio Grande do Sul em março de 2004.