A cultura da tradição do Terno de Reis em Brusque
Dentro das festividades do Natal, o Terno de Reis ou Folia de Reis é uma das manifestações folclóricas mais conhecidas e celebrados até os dias atuais em vários municípios de Santa Catarina.
Na manhã desta sexta-feira (16), a Rádio Cidade recebeu a visita do senhor Ilto Valdemar Vieira, o Ildo do Bandolim, 82 anos e morador da rua Daniel Barni.
Bandolinista há 63 anos e a mais de 45 anos mantendo a tradição viva do Terno de Reis, utilizando o Bandolim em suas apresentações também nas celebrações da Capela Nossa Senhora de Fátima, Jardim Maluche.
Uma pequena apresentação foi realizada no estúdio do programa Rádio Revista Cidade, com as músicas “Noite Feliz” e “ Oração Pela Família” executadas em um Bandolim.
A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida em Encantado e nos municípios vizinhos.
O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.