Jogo online alerta para a prevenção da dengue
Integrantes do projeto Novos Talentos - SC Games, alunos e professores envolvidos celebraram o relançamento do jogo Invasão aegypti na noite de segunda-feira, 28. O game foi relançado diante do aumento de casos de dengue no estado e foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, desenvolvido em 2016, sob supervisão técnica da equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
A professora Fabiana Mariani, do Núcleo Deolindo Zílio, de Seara, foi uma participante convidada do evento devido à relevância do tema para o município, que hoje tem mais de 500 casos de dengue contabilizados. Para ela, o tema precisa ser trabalhado dentro das escolas, conscientizando não somente os estudantes diretamente envolvidos, mas todas as famílias.
Para a coordenadora do projeto, Marcia Regina Battistella, a ideia é justamente esta: atingir inicialmente os alunos, que acabam compartilhando com colegas, com amigos e com familiares. Este caso específico da dengue deve ser um exemplo para futuras estratégias de conscientização em saúde que possam ser reforçadas junto aos jovens por meio de jogos e outras formas interessantes a este público.
Durante a live, João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive, mencionou ser fundamental o reforço de todas as medidas de prevenção e o jogo é uma estratégia interessante, já que aborda de forma leve o tema no ambiente escolar.
O envolvimento da Dive buscou garantir a precisão informações passadas, ainda que no ambiente descontraído do game. O jogador controla um robô que caminha pelos cômodos de casa com a missão de encontrar todos os criadouros do Aedes. Para progredir, é preciso eliminar corretamente os focos localizados.
Sobre o Projeto Novos Talentos - SC Games
O projeto Novos Talentos SC Games é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado e Desenvolvimento Sustentável para capacitar de forma gratuita crianças e adolescentes a atuarem nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), games e entretenimento digital. Desde 2009, acolhe estudantes para estimular o empreendedorismo e formar mão de obra qualificada no setor, em especial games e entretenimento digital. Mais de 2 mil alunos já foram formados.