Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical
Acontece na quarta-feira 95) o 2º Seminário Estadual Sobre Custeio do Movimento Sindical. O evento terá como local o auditório da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Santa Catarina (Fetiesc), em Itapema, e será organizado pelo Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque região. Nomes de peso do sindicalismo nacional, além de lideranças políticas, são aguardadas para o evento.
Entre eles são esperadas as presenças do presidente da Força Sindical Nacional, Paulo Pereira da Silva, também deputado federal por São Paulo, José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores Nacional (NCST), da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e ex-ministro do TST, ambos já confirmados, do presidente nacional da União Geral de Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, do ministro do Trabalho, Brizola Neto, do presidente eleito da seccional Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil Tullo Cavallazzi Filho, além de sindicalistas de várias partes do estado.
O Seminário é sequência de outro realizado no mês de agosto, em Brusque, na sede do Sintrafite, e que discutiu a ingerência do Estado, através de órgãos como o Ministério do Trabalho e o Ministério Público, no sistema de gestão das entidades sindicais. Algo que fere a Constituição Federal, que assegura o direito de liberdade e autonomia.
O evento inicia às 9 horas e está programado para encerrar por volta de 13 horas. Palestras e debates sobre o custeio do movimento sindical integram o roteiro.
O Fórum das Entidades Sindicais da Classe Trabalhadora de Brusque e região é um órgão criado em 2011 e congrega onze sindicatos de trabalhadores com sede na cidade de Brusque. O grupo se reúne mensalmente e discute temas de interesse de cada entidade e outros da sociedade em geral. Juntos, os sindicatos representam os interesses de mais de 50 mil pessoas, direta e indiretamente. Somente de sócios, as onze entidades, juntas, possuem em tono de 25 mil trabalhadores ligados ao grupo.