A juíza Clarice Ana Lanzarini, da 5ª Zona Eleitoral, presidiu na tarde desta quinta-feira (15) a cerimônia de diplomação dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos de Guabiruba e que tomarão posse em janeiro próximo. O evento ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores e contou com a presença do promotor eleitoral Cristiano José Gomes e do comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro.
No plenário estavam principalmente familiares dos eleitos e também munícipes, além da imprensa. Como a própria juíza disse em seu pronunciamento, a cerimônia era simples, como as ações dos políticos diplomados devem ser, voltados para ações simples e que alcancem os anseios da população. Após a entrega dos diplomas, o vereador mais votado, Harri Westarb (DEM), o Godo, discursou em nome dos parlamentares e descreveu os momentos de dificuldade que viveu no período da campanha.
O prefeito Matias Kohler (PP) também fez um pronunciamento enfatizando os desafios do momento de recuperar a credibilidade dos políticos. O prefeito afirmou que não adianta esperar pela mudança em Brasília ou Florianópolis, mas que elas devem começar por Guabiruba e conclamou para que os demais eleitos e que estavam sendo diplomados mostrem que são diferentes.
A juíza Clarice Ana Lanzarini disse que se emocionou quando ouviu os presentes cantarem o hino do município, demonstrando muito amor. Ela ressaltou que são poucas as ocasiões que os três poderes se reúnem num mesmo espaço, mostrando os pilares da democracia, mas que a cerimônia que se mostrava simples, tinha um simbolismo muito forte.
O vereador Godo, o mais votado do município, com quase 800 votos, disse em entrevista a Rádio Cidade que não tem responsabilidade maior que seus colegas por ter recebido um apoio maior e que se sente no mesmo nível de responsabilidade. Apesar de ter sido apoiado por desportista do município, ele afirmou que suas propostas de trabalho serão voltadas a várias áreas, mostrando uma preocupação em atender a demanda de outros setores guabirubenses.
No momento de diplomar a vereadora Rosita Kohler (PP), a juíza Clarice Lanzarini fez uma menção especial, por ser a única mulher eleita e diplomada na ocasião. Em entrevista a Rádio Cidade a futura legisladora se mostrou bastante nervosa e não prometeu apresentar nenhum projeto de impacto, mas disse que vai buscar se ambientar num primeiro momento e que gostaria de ver outras mulheres fazendo parte da política guabirubense.