O Outubro Rosa, campanha feita com o intuito de reduzir os índices globais de mortalidade feminina pelo câncer de mama, não se resume apenas a fachadas de edificações iluminadas de rosa ou demonstrações públicas simbólicas de apoio no antepenúltimo mês de cada ano. É possível observar várias ações práticas que tem como objetivo conscientizar o público feminino quanto à patologia.
Um exemplo são duas palestras que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) irá realizar em Brusque e, também, em Guabiruba. A primeira delas ocorrerá no próximo sábado (25), às 17h, na própria sede da entidade, localizada na Avenida Arno Carlos Gracher, próximo do Corpo de Bombeiros. O evento terá como tema “Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de mama”. O palestrante será o cirurgião oncológico Marcos Orestes Gonçalves.
Já no próximo dia 30 de outubro, uma quinta-feira, Rulyan Candeias, técnico em radiologia, ministrará mais uma palestra, desta vez com o tema “Câncer de Mama e Mamografia”. O encontro deve acontecer na Câmara de Vereadores do município vizinho a Brusque, às 19h.
A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, concedeu entrevista à Rádio Cidade para falar sobre as ações desenvolvidas pelo seu sindicato em mais um Outubro Rosa. De acordo com ela, a entidade trabalha já há vários anos, sempre em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, além de órgãos do poder público. “São eventos em que sempre mostramos a importância da prevenção. Sabemos que se a doença for diagnosticada no início, são grandes as chances de cura”, ressalta.
Para ela, apesar de outros sindicatos terem a sua parcela de responsabilidade social em decorrência do Outubro Rosa, com o Sintrivest o encargo chega a ser maior ainda, haja vista o número de mulheres associadas.
Os eventos são gratuitos. Porém, as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 47 33511373 ou 47 33516997. Na ocasião dos eventos haverá distribuição de camisas e, também, um delicioso café. Vale ressaltar que toda a população e, não somente as associadas, está convidada.
OUÇA NO INÍCIO DA MATÉRIA A ENTREVISTA EM ÁUDIO




