O Grupo de Proteção à Infância e Adolescência (Grupia) esteve reunido na manhã desta sexta-feira (17) para mais uma assembleia ordinária. Além do lançamento da campanha Valores Fundamentais da Relação Pais e Filhos, lançada na oportunidade, os integrantes do grupo tiveram a oportunidade de ouvir o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Alexandre Karazawa Takaschima, que abordou as questões relacionadas à família e também as crianças e adolescentes.
O evento, que ocorreu nas dependências da Associação Empresarial de Brusque, no Centro Empresarial, serviu também para que algumas entidades solicitassem apoio para campanhas de prevenção e alerta da gravidez na adolescência. Também foi a oportunidade para o Grupia conhecer o novo titular da Vara da Família, Infância e Juventude de Brusque, juiz Maycon José Favareto. Ele aproveitou para falar da estrutura encontrada na Comarca, relando as dificuldades enfrentadas nesse primeiro momento.
O juir Alexandre Takaschima elogiou a iniciativa do Grupia, avaliando que é uma evolução, uma boa prática essa parceria entre o público e o privado. “Só que sempre nesse viés de nunca esquecer que a criança e o adolescente é nosso maior objetivo, e nesse sentido é importante que eles também participem, que eles tenham voz, que não seja uma visão só de adultos, mas que seja uma visão compartilhada com as crianças e adolescentes”, enfatizou.
A idealizadora e coordenadora do grupo Amiga, Daniela Cela, criado no início deste ano dentro da Paróquia São Luiz Gonzaga para realização de adolescentes e pais, abordando a questão da gravidez, usou a assembleia do Grupia para pedir apoio financeiro para uma campanha de conscientização que está sendo iniciada. Ela explicou que está sendo implantado um projeto piloto em uma escola e que a campanha de conscientização deve ser ampliada em Brusque.
De acordo com Paulo Vendelino Kons, um dos idealizadores da campanha, o Grupia “congrega os organismos da sociedade civil, os órgãos do poder público e as igrejas e promove Valores como Amor, Ética, Compromisso, Respeito, Conhecimento, Atitude e Perseverança por acreditar ser a família o projeto básico de Deus para a existência de toda a pessoa”.