Durante a noite desta quinta-feira (8), diversos taxistas de Brusque se reuniram no auditório da Arena Brusque para discutir os rumos da profissão dentro da cidade. O encontro teve além dos profissionais, a presença de Luiz Henrique Blumer, representante da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, e também do vereador eleito Paulinho Sestrem, que já trabalhou na pasta.
Para o presidente do sindicato, Modesto Bertoldi, a reunião serviu para colocar todos os objetivos da categoria em dia. Segundo ele, a maioria dos permissionários do serviço esteve presente, o que possibilitou que várias dúvidas fossem tiradas. Inclusive uma nova reunião deve ser agendada com a Prefeitura de Brusque para discutir a regularização da categoria.
A grande luta da categoria é para o ajuste da lei que pede a licitação para o serviço de táxi. De acordo com Modesto, o pedido é para que o modelo de outras cidades seja seguido, permitindo que os atuais taxistas possam garantir a continuidade de seu trabalho na área. Além disso, Modesto relatou que por conta dessa situação que envolve o processo licitatório, os taxistas estão impedidos de comprar novos veículos com o desconto para a categoria.
O representante da Setram no encontro, Luiz Henrique Blumer afirmou que o serviço de táxi em Brusque é considerado de utilidade pública por lei, e o município não pode ficar sem esse atendimento. Porém, as irregularidades que a Procuradoria Geral do Município encontrou devem ser ajustadas para que a licitação aconteça.
A determinação do Ministério Público, segundo Blumer, é para que a lei seja cumprida e a licitação aconteça, sem o impedimento de participação dos atuais permissionários. Cumprindo todos os requisitos, eles poderão continuar prestando o serviço normalmente.
Com informações do repórter Levi de Oliveira




