Ministério Público fecha asilo por maus tratos
O ministério Público interditou na tarde desta quarta-feira (16) o asilo conhecido por Casa dos Idosos 12 Apóstolos, localizado na rua Gregório Diegoli, no bairro São Luis. Em entrevista à Rádio Cidade, o promotor de Justiça Luis Eduardo Braunsperger disse que determinou a suspensão das atividades porque a casa não cumpriu com as determinações impostas em um Termo de Ajustes e Conduta emitido já em 2001.
O ministério Público exigiu da proprietária do local, Teodora Gianesini, a aplicação de condições mínimas para um correto atendimento aos idosos. No entanto, denúncias da Vigilância Sanitária e da secretaria da Assistência Social, com apoio do Conselho de Assistência aos Idosos, forçaram a intervenção e a transferência dos moradores para a Cagerê, casa geriátrica que atende a outros idosos.
uando os serviços de fiscalização dos órgãos chegaram ao local, se depararam com três idosos vivendo em condições impróprias. Quartos inacabados, mau cheiro, seis cachorros e quatro gatos conviviam com eles. De acordo com informações prestadas à imprensa, a alimentação também era irregular.
A reportagem da Rádio Cidade conversou com a diretora do Lar 12 Apóstolos, Teodora Gianesini. A mulher falou repetidamente que não recebe apoio da prefeitura para manter o lugar, entrando em contradição com a palavra dos assistentes sociais que estavam no local.
Ela procurou se defender afirmando que realiza o trabalho há 20 anos, cobrando um salário mínimo de cada um dos moradores para que permaneçam no local. Com esses recursos, Teodora gerenciava a compra de alimentos, o corte de cabelos e investia em reformas na parte de trás da residência, onde o local está improvisado.
O promotor Luis Eduardo Braunsperger confirmou à reportagem que vai se aprofundar no caso para concluir se haverá algum tipo de processo judicial, embora ressalte não ser este o objetivo, mas sim uma boa condição de vida aos idosos.