O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza nos dias 14 e 15 de outubro um simulado de atendimento a ocorrências em enchentes e águas correntes (águas rápidas) em São João Batista. O treinamento especializado reunirá militares que compõem a Força-Tarefa da Corporação, formada por grupos de diferentes regiões do Estado, treinados e equipados para atuação em ocorrências extremas. O treinamento obedecerá os mesmos procedimentos adotados em situações reais.
Serão simuladas operações de busca, resgate e salvamento de vítimas. O objetivo é avaliar a capacidade de ativação, mobilização e emprego do grupo de bombeiros especializados e a utilização do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) - esquema de gestão operacional e logística de operações de grandes proporções envolvendo diferentes órgãos.
Aproximadamente 100 bombeiros militares serão mobilizados nesta ação, que integra o programa de certificação da Força-Tarefa do CBMSC. Cada equipe, composta por pelo menos 12 militares, trará para a região caminhonetes 4x4, equipamentos de intervenção em enchentes e demais materiais de apoio (alojamento, alimentação e outros).
Força-Tarefa
Este será o sétimo exercício de certificação da Força-Tarefa, criada pelo CBMSC em 2011 para a pronta resposta em eventos críticos (desastres naturais extremos, incêndios urbanos e florestais de grandes proporções, etc). Formada por 12 grupos de Bombeiros Militares distribuídos nos Batalhões pelo Estado, a estrutura especializada reúne pessoal treinado e dotado de recursos e materiais próprios e específicos para emprego nas operações especializadas.
Por meio do emprego do SCI, as equipes estão preparadas para atuar de forma individual ou integrada em reforço às guarnições de regiões que possam vir a ser atingidas por eventos adversos no Estado.
Em pelo menos duas oportunidades por ano os grupos da FT passam por exercícios de certificação, que têm por objetivo avaliar a construção do Programa de Resposta a Desastres da corporação, aferindo a capacitação dos recursos humanos nas diferentes áreas de atuação e a estrutura de recursos materiais, além de permitir a integração entre as diversas equipes operacionais. Desde sua criação, a Força-Tarefa já foi submetida a quatro exercícios de certificação:



