Ensino catarinense não terá 5ª série
Os trabalhadores em Educação da rede pública estadual estiveram reunidos com o diretor de Educação Básica e Profissional da secretaria Estadual da Educação, Antônio Pazeto para discutir a obrigatoriedade do ensino fundamental de 9 anos de duração com entrada obrigatória a partir dos 6 anos de idade.
O secretário de Assuntos Jurídicos e Trabalhistas, Aldoir José Kraemer, informou que as possíveis alterações no ensino em Santa Catarina serão mais contundentes a partir do ano que vem. O ensino de 9 anos está implantado desde 2007, mas a praticidade tem sido lenta no Estado.
Para muitos, a 5ª série ainda faz parte do ensino primário. Segundo a secretaria de Educação, o aluno que estiver na 4ª série estará no último ano do ensino primário. E, a 5ª série passa a se integrar ao ensino fundamental, como o primeiro ano. Essa alteração preocupa o Sinte/SC, pois haverá uma redução no número de aulas disponíveis para os professores.
Conforme Aldoir, existem dúvidas quanto às novas regras, como a reprovação de alunos na 5ª série desse ano. "Como ficará para o ano que vem, já que ela (4ª série) não mais existirá dentro do ensino primário. Retornará esse aluno para a 4ª série, então? E como fica no boletim do aluno, sendo que lá ele está como aprovado na 4ª série e, assim sendo, como retornará a mesma série?", questiona.
O que é certo, segundo Aldoir, é que a secretaria de Educação precisa realizar outras reuniões com os servidores. Ele espera que os encontros possam definir ações e alterações que eliminem as dúvidas quanto às mudanças no ensino em Santa Catarina, a partir do ano que vem.


