A segunda-feira (13) está sendo de discussão e debate para criar a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST). O Seminário de Qualificação, realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb), reúne desde o período da manhã profissionais do setor de segurança no trabalho, enfermeiros, sindicalistas, entre outros. A CIST será criada ao final do evento, a partir de iniciativa do Conselho Municipal de Saúde de Brusque (Comusa).
Trata-se de um braço do órgão que vai cuidar das questões relacionadas à saúde dos trabalhadores em todos os setores que formam a economia local. A proposta pé uma antiga reinvindicação as entidades sindicais de trabalhadores, que buscam instalar no município o Centro em Referência e Saúde do Trabalhador (Cerest).
Durante a abertura do Seminário, a secretária municipal da Saúde de Brusque, Ana Ludvig, destcou a atenção especial que o tema saúde do trabalahdor vem recebendo por parte do governo municipal e, principalmente, do Conselho Municipal de Saúde. "Quando assumimos a gestão da sapúde, o próprio prefeito Paulo (Eccel) nos disse que precisávamos dar uma atenção a mais ao movimento sindical e os trabalhadores. Desde então, temos tido um contato mais próximo com o Fórum Sindical (de Trabalhadores) no sentido de bsucar políticas voltadas à classe laboral", frisou ela.
Pela manhã, o palestrante foi Arnaldo Marcolino. Ele é representante da CIST nacional e integrante do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat).
Já no período da tarde, a palestra fica por conta de Arnaldo Gonçalves, membro do Conselho Nacional de Saúde. Ele encerra o evento, antes da plenária que criará a CIST brusquense.
A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador - CIST está prevista na Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, tendo como atribuições:
Elaboração de Normas Técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador.
Participar da formulação e na implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
Participar da definição de normas, critérios e padrões para o controle das condições e dos ambientes de trabalho.
Segundo a Lei 8.080 de 1990, artigo 6º, parágrafo 3º, entende-se por saúde do trabalhador um conjunto de atividade que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
O Seminário encerra às 18 horas.



