Dupla sertaneja retrata realidade de Brusque
Uma avalanche de e-mails contendo uma música gravada pela dupla sertaneja Lourenço & Lourival, de Ribeirão Preto (SP), tomou conta da internet em Brusque na terça-feira (8). O tema é bastante atual: “Cidade Abandonada”. E a letra parece ter sido escrita especialmente para a caótica situação em que se encontram as ruas, avenidas e estradas brusquenses.
Lourenço (Arlindo Cassol) e Lourival (Antônio Cassol) são irmãos e cantam juntos há 43 anos. Os irmãos tiveram uma infância humilde. Filhos de lavradores, trabalharam na lavoura desde pequenos, mas já sonhavam com a vida artística. Nas horas vagas, a imaginação transformava as enxadas em violas e latinhas velhas em microfones.
No começo da carreira eles eram “Maurinho e Toninho". Em 1959, Lourenço, com 13 anos, e Lourival, com 11, foram tentar a vida em São Paulo. Depois foram para o Rio, onde ganharam um programa na rádio Mayrink Veiga. De volta a São Paulo, trabalharam na rádio América, rádio Record, rádio Nacional (atual rádio Globo).
A dupla gravou o primeiro disco de vinil, chamado "Vai saudade", em 1961. Ao longo da carreira foram 45 discos, sendo 30 pela Chantecler, 12 pela RGE, dois pela Playarte e um pela gravadora Tocantins. Há 38 anos, mudaram o nome definitivamente para Lourenço & Lourival.
Hoje, são versáteis e cantam vários estilos de música. Os maiores sucessos são "Meu reino encantado", "Velha porteira", "Anel de noivado" e "Condenado por amor". A música "Como eu chorei" fez tanto sucesso que vende discos até hoje.
Lourenço e Lourival já cantaram com as duplas mais famosas do País, como "Tonico e Tinoco", "Milionário e José Rico", "Teodoro e Sampaio", "João Mineiro e Marciano" e "Pedro Bento e Zé da Estrada".
Fonte: Sítio do Caipira



