A secretaria de estado da Saúde emitiu um alerta à população catarinense e aos funcionários de hospitais. O motivo é que familiares de pacientes internados em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão sendo vítimas de estelionatários que criaram um novo trote para lesar as pessoas, o chamado do golpe da UTI.
O golpe começa a ser aplicado quando uma pessoa liga para a unidade de saúde e se identifica como sendo um profissional de urgência e emergência da secretaria da Saúde. O golpista solicita dados pessoais dos pacientes internados em UTIs, como nome completo, telefone, endereço e quadro clínico.
Com as informações em mãos, o estelionatário entra em contato com a família, informando que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobre o tratamento do qual a pessoa internada. Assim, solicita depósito de certa quantia em dinheiro em conta bancária para poder agendar o procedimento.
O coordenador de urgência e emergência do estado, Ramon Tartari, destaca que a secretaria de estado da Saúde não realiza esse tipo de procedimento por telefone e orienta funcionários dos hospitais a não passarem informações dos pacientes.
Qualquer dúvida, pessoas poderão entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800 482 800.



