Hoje é Dia Mundial da Saúde
Quando se fala em saúde, as pessoas logo visualizam um consultório médico, remédios ou um hospital. No entanto, essas são imagens que poderiam ser evitadas se houvesse uma conscientização maior em relação à prevenção. É normal que os profissionais da saúde sejam procurados apenas quando surgem os primeiros sintomas de uma determinada enfermidade ou de um incômodo físico ou psicológico.
A precaução deve ser uma medida não só no caso de enfermidades. Os cuidados também devem estar presentes no trânsito, no lar, no trabalho, nos momentos de lazer, nas festividades... Enfim, em toda ação onde seja possível a ocorrência de um incidente que coloque em risco a integridade física.
Portanto, nesse Dia Mundial da Saúde, mantenha a calma, respire fundo, divirta-se, relaxe, dê muitas risadas, visite amigos ou até mesmo desconhecidos que precisam de apoio, dirija com cautela, tome bastante água e se alimente com prudência. Hoje e sempre que possível. Bom dia, todo dia!
Fazer atividades físicas durante 30 minutos seguidos, ou divididos ao longo do dia em duas sessões de 15 minutos ou três sessões de 10 minutos, não faz mal a ninguém. Claro, desde que sempre praticada com uma orientação e cuidados médicos adequados a cada pessoa. Benefícios físicos: ajuda a controlar o peso do corpo, melhora a resistência física, ajuda a controlar a pressão arterial, melhora a força muscular, aumenta a resistência contra doenças e fortalece os ossos.
Benefícios psicológicos: aumenta a auto-estima, alivia o estresse, aumenta o bem-estar e estimula o convívio social.
Benefícios na fase escolar: aumenta a freqüência às aulas e o desempenho acadêmico e vocacional, melhora a relação com os pais, estimula a responsabilidade e a auto-estima.
Benefícios na maturidade: melhora a qualidade do sono, aumenta a produtividade, valoriza a imagem perante a sociedade, desenvolve a independência e a autonomia, e amplia o círculo de amizades