Durante esta semana, no programa Cidade em Foco, o prefeito Paulo Eccel comentou que, na semana passada, ocorreu um caso de agressão física contra uma atendente em uma das unidades básicas de saúde de Brusque. Em respeito à identidade das pessoas envolvidas no fato, Eccel não citou nomes e nem em qual das UBS ocorreu à agressão.
Segundo ele, a mulher agressora procurou a unidade de saúde para atendimento e a enfermeira que atendia, ao conversar com o médico, repassou a orientação de que ela mesma poderia realizar o exame feminino na paciente, sem haver a necessidade do profissional suspender os atendimentos aos demais pacientes.
A paciente, ao receber a informação, teria começado uma discussão, pois fazia questão de ser atendida pelo médico e não pela enfermeira, mesmo ela estando apta a realizar o exame. Ao tentar argumentar com a paciente de que não haveria a necessidade do médico atendê-la naquele momento, por se tratar de um exame simples, a paciente ficou mais nervosa ainda e teria tirado das mãos da enfermeira o formulário de atendimento médico. Em seguida, segundo o prefeito, ela teria rasgado o mesmo e agredido a profissional com um tapa no rosto. A enfermeira não teria revidado.
Ainda de acordo com Paulo Eccel, esta não é a primeira vez que uma atendente é agredida fisicamente por usuários nas unidades básicas de saúde.




