Fundador da Mormaii palestra em Brusque

“A liberdade está conectada a uma grande responsabilidade. Quando a pessoa é muito responsável, ela pode ter muita liberdade. Já liberdade sem responsabilidade é libertinagem. A liberdade é a mãe da criatividade. Empresas que são muito rígidas são pouco criativas. Para ser criativo, é necessário liberdade”. A frase é do fundador da Mormaii, o médico e empresário Marco Aurélio Raymundo, mais conhecido como Morongo. Ele ministrou a palestra “Atitude, gestão e empreendedorismo”, no evento realizado pela ACIBr Jovem, que lotou o teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), na noite desta segunda-feira, 28 de novembro.

Durante quase duas horas de explanação, Morongo contou o que aprendeu em quatro décadas de gestão da sua marca, a Mormaii, que hoje fatura mais de R$ 300 milhões, está presente em muitos países e tem mais de 50 mil postos de vendas.

“Gestão de empresas nada mais é do que administrar pessoas e sempre é bom você ter um conhecimento mais completo possível no que diz respeito a isso. Quando você não sabe muito sobre pessoas, fica difícil colocar pessoas certas nos lugares certos. Muitas vezes, as pessoas têm um grande conhecimento técnico e são bons profissionalmente, mas não são muito bons pessoalmente. Mesmo que tenha capacidade técnica, o lado pessoal derruba. Então é legal conhecer o nível pessoal que cada um tem para não o colocar em uma posição que possa bater na trave. E a culpa nem é da pessoa. A culpa é nossa, por não saber colocar pessoas certas nos lugares certos”, afirma Morongo.

Segundo ele, empreender exige coragem, motivação e algo que inspire. E, em qualquer época, empreender é sempre um desafio. “Não existe época boa ou ruim. Os chineses usam os mesmos caracteres para escrever crise e oportunidade. Mesmo que pareça que o mundo está muito complicado, que tudo está muito difícil, visionários dizem que mais de 50% das empresas e dos empregos que vão existir nos próximos 10 anos ainda não existem hoje. Existem milhões de oportunidades”, ressalta o empreendedor.

Morongo falou um pouco sobre sua trajetória profissional e de como chegou a Garopaba, ainda exercendo a formação de médico, envolvido em uma causa humanista.  A vila de pescadores não tinha água encanada e nem luz. Mas ele decidiu montar um negócio ali para empregar os moradores e resolver um problema sócio-econômico. Não foi o empreendedorismo seu objetivo primário e, tampouco, o que levou até lá. A Mormaii nada mais é do que um efeito colateral de sua atuação como médico e que acabou dando certo.

“As oportunidades são gigantescas, é quase impossível dimensionar o tamanho. E essas coisas independem de ambiente. Muitas grandes empresas nascem em fundo de quintal. A própria Apple nasceu em garagem. Mas, claro, a desculpa é a crise, a desculpa é a dificuldade. Agora, se você tem a motivação, você supera tudo isso. Mas se não tiver a motivação, você não vai ter a força para ter a ação que, nesse caso, com muita motivação, passa a ser uma super ação. Então você supera tudo”, salienta.

ACIBr Jovem

O coordenador da ACIBr Jovem, Eduardo Jonas Imhof, avaliou como positivo o evento. “Muito bom ver o local cheio. Não imaginava que o teatro iria lotar e deu tudo certo. Só posso agradecer a todas as pessoas envolvidas nesse evento que foi um sucesso”, afirma.

Segundo ele, a ideia de organizar uma palestra com Morongo surgiu no ano passado, quando a ACIBr Jovem realizou uma visita técnica na Mormaii e conheceu o empreendedor. “Tivemos a sorte de ele estar presente naquela oportunidade. Fomos bem recebidos e ainda contamos com uma aula de empreendedorismo e gestão. Desde aquele momento sentimos a vontade de trazer ele até Brusque, para compartilhar com mais pessoas as suas experiências e isso se tornou possível na noite de hoje”, completa o coordenador.

Além da palestra, o evento contou com a exposição das empresas associadas à ACIBr Jovem, um coquetel para confraternização e network e a presença dos fundadores do iMuseum, o Museu da Apple de Blumenau, com a exposição de peças antigas da marca criada por Steve Jobs.