Comandante dos Bombeiros de Brusque fala sobre caso de incêndio do Batêas

Durante a manhã desta segunda-feira (28), a Rádio Cidade conversou com o tenente Hugo Manfrin Dalossi, comandante da corporação de Brusque do Corpo de Bombeiros. A reportagem buscou esclarecimentos sobre o atendimento da guarnição ao incêndio da noite de sábado (26), no bairro Batêas, por conta da confusão que envolveu populares, os bombeiros que atendiam ao incêndio e também a Polícia Militar.
Segundo Manfrin, da ligação relatando o incêndio ao atendimento da ocorrência foram 11 minutos de diferença. O primeiro contato teria acontecido às 23h21, e a chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros ocorreu às 23h32, de acordo com os registros do sistema de atendimento da corporação.
O comandante também destacou que apesar do deslocamento o mais rápido possível, os bombeiros não conseguiram salvar as edificações que foram atingidas pelas chamas, mesmo com a revolta dos moradores por conta da suposta demora. Com isso, a Polícia Militar precisou ser acionada para tentar conter os ânimos.
Mesmo com as ameaças e agressões, registradas em Boletim de Ocorrência, o comandante da corporação brusquense afirma que o atendimento não mudará. Ele entende o desespero das pessoas pela perda material, mas afirma que logo na primeira ligação atendida o Corpo de Bombeiros se deslocou para auxiliar.
Através do Facebook, a corporação também soltou uma nota de esclarecimento, que pode ser lida abaixo:
“O Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência de incêndio, no bairro Bateas, na noite de sábado para domingo. De acordo com as gravações do nosso telefone, a primeira chamada foi às 23:21h. A chegada da primeira guarnição no local se deu às 23:32h, ou seja, 11 minutos de tempo resposta. Infelizmente, se tratavam de edificações de madeira, que são consumidas pelo incêndio em poucos minutos, e nada pôde ser salvo. Entendemos também a posição de tristeza/revolta dos proprietários, que perderam tudo. Entretanto, o tempo resposta foi compatível com a distância deslocada, e é inverídica a informação divulgada por populares, de que houve demora de 2 horas para atendimento. As causas do incêndio estão sendo investigadas pela perícia. Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos”.