Zoobotânico está sendo revitalizado
A Fundação Parque Leopoldo Moritz, que mantém o Zoobotânico de Brusque, está trabalhando em parceria com diversas empresas na revitalização do mais importante zoológico da região. Com uma área de 120 mil metros quadrados para abrigar 450 animais de 135 espécies, o parque tem uma trilha pavimentada de três quilômetros entre uma ampla variedade de plantas exóticas e espécies nativas da Mata Atlântica.
Com um custo de manutenção de R$ 16 mil mensais, a administração do Zoobotânico distribui cerca de 250 quilos de frutas por dia, além de verduras, vegetais e raízes aos animais. A carne, de boi e de frango, é comprada em dois frigoríficos da região.
Somente de bananas são 200 quilos por semana, além de sete tipos diferentes de ração, principalmente para as aves e alguns mamíferos. Trabalham diariamente no local 25 funcionários, entre efetivos e colaboradores, mais um biólogo e dois veterinários. Pessoas que receberam penas alternativas do Poder Judiciário também colaboram na manutenção do Parque Zoobotânico.
Diretor do parque há 15 anos, Luiz Battisti confirmou que todas as ações estão sendo desenvolvidas tendo como base as orientações recebidas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
Aberto ao público de segunda a segunda, respeitando apenas feriados como Natal e 31 de dezembro, o Zoobotânico permanece aberto das 8 horas às 17h30min. A troca de um cabo de sustentação do Teleférico é a próxima meta da Fundação para entregar o Parque completo aos visitantes.
A entrada custa R$ 3 por pessoa.


