Mais de 700 municípios brasileiros já vão utilizar as urnas biométricas nas eleições neste domingo (05). Ao todo 21,6 milhões eleitores vão ser identificadas pelo novo método, o que representa 15% dos eleitores no país. As urnas biométricas utilizam as impressões digitais de uma pessoa para registrar o voto. O programa faz a conferência da digital e, no caso positivo, a urna é destravada para que o cidadão vote.
A biometria é considera um dos processos mais modernos e seguros de identificação humana. Mas mesmo se utilizando desta nova ferramenta, a exigência da apresentação de um documento com foto, e o título de eleitor continuam valendo, ao menos para as eleições deste ano.
Santa Catarina um dos estados pioneiros na implantação da votação biométrica, terá no pleito deste domingo 92 mil pessoas aptas a votar pelo novo sistema, ao todo serão 12 municípios que testarão a urna biométrica, Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara.



