Após uma tarde de chuva forte e muita preocupação nas ruas de vários bairros de Brusque, a atenção também estava voltada para o nível do rio Itajaí-Mirim. Porém, por volta das 21h desta quarta-feira (16), o nível do rio, segundo os levantamentos do CEOPS/Furb já apresentava queda.
Em Botuverá, o pico de volume do rio Itajaí-Mirim foi de 1,05m na medição do CEOPS, e na última medição já havia baixado para 0,95m. A situação considerada de normalidade no município é de 0,65m. Ou seja, caso a chuva dê uma parada, nas próximas horas o nível deve voltar ao normal.
Já em Brusque, o pico foi por volta das 20h, com 4,11m de nível, na estação do CEOPS que fica próxima à Ponte Estaiada. Desde então, o rio vem em um ritmo de queda de 2cm a cada 15 minutos, e às 21h estava com 4,05m. A subida do rio começou às 16h45. O nível considerado normal naquela estação é de 1,10m.
Volume alto de chuva
A cidade sofreu com muita chuva durante a tarde. O bairro que mais registrou volume de precipitação até o fechamento desta matéria foi o Zantão, com 101mm ao longo de todo o dia. Dom Joaquim, com 90,8mm e Cedro Alto, com 82,2mm também foram destaque nesse período conturbado em Brusque.
A quinta-feira (17) deve ser de céu com muitas nuvens ao longo do dia, com chance de pancadas isoladas de chuva durante a tarde e à noite. A princípio, o volume de chuva não deve ser muito alto. Segundo o Climatempo, a chuva em Brusque na quinta-feira deve somar 3 mm.