Depois de paralisar os trabalhos por conta da turbidez da água, em virtude das fortes chuvas desta quarta-feira (16), a ETA Central do Samae Brusque voltou a funcionar. Ou seja, a possibilidade de falta de água nos bairros atendidos pela estação não existe mais e o abastecimento segue normalizado.
Toda a aparelhagem da captação que fica no bairro Guarani está em situação normal, e os 14 bairros onde existia essa chance não sofrerão. Por outro lado, os sistemas isolados dos bairros Zantão, Dom Joaquim e Limeira estão paralisados por quebra de redes, porém, a equipe de trabalho está trabalhando para normalizar a situação.
Num primeiro momento, a ETA Central parou de trabalhar por conta da turbidez da água bruta do rio Itajaí-Mirim, o que prejudicava o abastecimento e a qualidade da água. Caso a paralisação continuasse, 70% dos bairros de Brusque seriam afetados no abastecimento de água potável.
Um sistema isolado do bairro Limoeiro também sofreu com as chuvas por causa de um rompimento de rede. Essa situação deve ser verificada na quinta-feira (17) por conta das dificuldades de acesso ao local.