Ruas do Steffen recebem os serviços de drenagem

Outra importante obra viabilizada pela participação popular foi iniciada na última semana pela equipe da Secretaria de Obras de Brusque. Os serviços de implantação de tubulação, drenagem, preparação da base e pavimentação das ruas SF 017, SF 018 e SF 019, no Bairro Steffen, foram reivindicações da comunidade local e, através do Programa Orçamento Participativo, puderam ser executadas pela Prefeitura.

Na manhã desta terça-feira (30), a equipe da pasta deu sequência aos primeiros trabalhos no local. Enquanto os tubos que serão utilizados na implantação de nova tubulação foram depositados ao longo das vias, os servidores confeccionavam uma caixa de passagem que interligará a drenagem das três ruas. As ações, que seguem condicionadas à estabilidade do clima, terão sequência nesta quarta-feira (1º de outubro) pelos 280 metros da Rua SF 019. 

Durante os trabalhos, a via deverá permanecer interditada, das 7h às 16h30min, por conta da largura da mesma e devido as escavações para o assentamento das peças. A Secretaria de Obras pede a compreensão dos moradores para esse transtorno temporário, que faz parte da infraestrutura necessária que antecede a pavimentação da via.

Cronograma
Após a implantação de tubulação na Rua SF 019, a equipe também fará a ligação nos tubos existentes da Rua SF 018 e o assentamento de novas peças na Rua SF 017. Ao todo, 660 tubos entre 20 e 60 centímetros de diâmetro serão implantados nas três vias. As ruas SF 017 e SF 018, com 180 e 100 metros de extensão, respectivamente, também foram eleitas pelo comunidade e fazem parte do complexo de ações que serão realizadas no bairro Steffen.

Os serviços de tubulação e drenagem devem seguir pelos próximos 30 dias e dependem das condições climáticas para um avanço significativo da obra. Com a conclusão dessa fase, a Secretaria de Obras permanece no trecho para executar a preparação da base e confecção dos meios-fios. 

As ruas SF 017 e SF 018 serão pavimentadas com asfalto. Já o trecho final da rua SF 019, devido sua declividade, receberá a pavimentação em concreto, que garantirá melhor trafegabilidade e segurança aos moradores.