Quando Giovanni Giuseppe Zunino chegou ao Brasil, com 3 anos de idade, juntamente com outras 131 pessoas do Reino da Sardenha, hoje Itália; teve seu nome assumindo a forma “aportuguesada” para João José Zunino e, 180 anos depois, um membro da família Real brasileira dedicaria silenciosa e comovida homenagem, colocando sobre seu túmulo uma coroa de flores.
Dom Bertrand de Orleans e Bragança, trineto de D. Pedro II e bisneto da Princesa Isabel, chegou às 16h20 no campo de futebol da sede da ex-colônia Nova Itália, hoje bairro Colônia, localidade em que os primeiros imigrantes italianos se estabeleceram no Brasil.
Centenas de moradores, entre eles representantes das diferentes famílias de descendentes Italianos, autoridades e convidados aguardavam ocupando os espaços próximos ao campo e da Igreja de São José, padroeiro da comunidade, onde aconteceu uma celebração rápida para em seguida acontecer a homenagem no cemitério.
Paulo Vendelino Kons, coordenador do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas conduziu o protocolo das festividades no salão de festas da igreja destacando que; “Além de fazer justiça histórica à pioneira colônia de italianos no Brasil, queremos mais intensamente resgatar e perenizar a memória destes pioneiros”, justificou.
Após suas considerações iniciais, Kons chamou ao palco, entre outras autoridades o atual prefeito de São João Batista, Vilmar Francisco Machado, o deputado estadual, Serafim Venzon, o prefeito eleito em outubro, Daniel Netto Candido e Dom Bertrand que foi o último a discursar.
Durante o cerimonial, o príncipe imperial destacou a devoção dos imigrantes, a fé que estimulou o desenvolvimento daquele e de outros lugares de Santa Catarina e do Brasil. “É uma honra participar desse momento. Os colonos trouxeram a fé e também essa união de vários povos. O Brasil é um país abençoado e que tem um futuro grandioso”, assegurou.
Por fim, em frente à igreja São José, o príncipe fez o descerramento de uma placa comemorativa aos 180 anos da imigração italiana no Brasil, em São João Batista.



