O município de Guabiruba viveu um momento histórico na área da educação na última semana. Uma comitiva, composta por duas alunas e três professores da Escola Padre Germano Brandt esteve, entre os dias 23 e 26 de setembro, na Bahia, onde participou e foi premiada com o troféu destaque (considerado o primeiro lugar da categoria) na Feira Nacional de Matemática.
O fato é inédito e a recepção das alunas tinha que ser a altura. Por isso, a Prefeitura parou para receber, não só os que foram ao estado baiano, como, também, todo o grupo que realizou o trabalho ainda na fase regional (apenas dois alunos podiam ir para a fase nacional). O prefeito Matias Kohler (PP) e seu vice, Valmir Zirke (PT), além da secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, cumprimentou e parabenizou as alunas Ana Isabel e Gabriele, matriculadas no educandário do Bairro Aymoré, pelo feito obtido.
De acordo com a professora orientadora Emanuele Schmidt, o projeto apresentado foi o Milch-Mática, voltado para o aprendizado lúdico de matemática através do leite. Como já dito em reportagem anterior, aqui mesmo na Rádio Cidade, tudo começou com a matéria de ciências, migrando, posteriormente, para a matéria dos números. “A partir disso fizemos jogos, trabalhamos geometria com a caixa de leite, formas geométricas, além das campanhas de arrecadação para pessoas carentes”, ressalta.
Para ela, a maneira lúdica de aprendizado obtida a partir da participação na Feira Nacional de Matemática, aliado ao sentimento competitivo, auxilia na absorção de conhecimento dos assuntos de sala de aula. “Foi muito legal, elas souberam explicar muito bem a partir de jogos e brincadeiras. Tudo isso ajudou”, pontua Schmidt.
Para Edna Maria da Silva Jasper, secretária de Educação do município de Guabiruba, o momento vai ficar marcado, pois o nome da cidade foi levado a nível nacional. Ela não poupou elogios aos professores e alunos envolvidos. “O mérito é todo deles. Nós auxiliamos, mas o mérito é todo da escola Germano Brandt”, ressalta.
Além da participação na feira, Jasper cita outras ações tomadas pelo executivo, como impulsoras de um reconhecimento nacional da educação guabirubense. Ela destacou o novo plano de carreira dos servidores públicos, a reforma de escolas, a inclusão de 5% de regência de classe para ACT´s (Admitidos em Caráter Temporário), além do Concurso Público, que terá seu edital lançado nesta terça-feira (30).
O prefeito Matias Kohler reconheceu que o resultado de Guabiruba ser reconhecida em nível nacional não foi somente por conta de sua administração, já que o processo de desenvolvimento da pasta vem ocorrendo desde as administrações passadas. “Guabiruba merece com muito louvor esse destaque nacional e estamos muito felizes de viver este momento”, finaliza.



