A partir desta segunda-feira (14), a região receberá a visita do principal representante da família real brasileira, com a chegada do Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Ele passará não só por Brusque, mas também pela cidade de São João Batista, onde será sua chegada.
A programação de Dom Bertrand será de três dias na região, com a celebração em comemoração aos 180 anos de imigração italiana para o Brasil, no bairro Colônia, em São João Batista. Logo mais à noite, ele participará da abertura de uma mostra filatélica no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque.
No teatro do Centro, ele também fará a palestra de abertura do Ciclo Brusque de Conferências Magnas Temáticas, preparando a comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil. O tema da palestra do Príncipe Imperial será “A Monarquia na construção do Brasil Independente”, a partir das 19h.
No feriado de 15 de novembro, Dom Bertrand participará de vários eventos, entre eles, uma missa rezada no rito-romano, ou seja, em latim, na igreja do Santuário de Azambuja. Além disso, uma coletiva de imprensa está marcada para as 11h do feriado. Ele também visitará a Casa de Brusque, onde depositará uma coroa de flores no túmulo de Francisco Carlos de Araújo Brusque, que foi conselheiro imperial.
O último dia da passagem de Dom Bertrand será de poucos eventos. Além de uma homenagem na Igreja Luterana, ele se reunirá com as autoridades da cidade, no prédio da Prefeitura de Brusque.
Dom Bertrand de Orleans e Bragança tem 75 anos de idade, nasceu no sul da França, e veio para o Brasil logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Ele é o Príncipe Imperial do Brasil desde 1981, quando o irmão mais velho, Luís Gastão, assumiu o posto de Chefe da Casa Imperial Brasileira. É advogado, formado pela Universidade de São Paulo, solteiro e não tem filhos.