Operação Candiru
A 5ª REGIÃO MILITAR, por meio do 23º BATALHÃO DE INFANTARIA, sediado no Município de Blumenau (SC), realizou um Exercício de Adestramento da Reserva Mobilizável no período de 31 de outubro a 11 de novembro de 2016.
Para a realização do Exercício foram selecionados reservistas do 23º Batalhão de Infantaria (Blumenau-SC) e do Tiro de Guerra 05-005 (Brusque-SC),
A Operação Candiru teve como objetivos criar uma mentalidade de mobilização, visando a conscientizar os militares da reserva, sobre a importância da mobilização de pessoal como potencializador dos recursos humanos para a Força Terrestre e sua relevância no contexto das operações de Defesa da Pátria, adestrar os integrantes do Sistema de Mobilização do Exército na área da 5ª Região Militar, na execução da mobilização de recursos humanos e logísticos, e realizar a atualização doutrinária do pessoal mobilizado e prepará-lo para a realização da operação de defesa territorial, reforçando o seu conhecimento profissional e, principalmente, os conceitos comportamentais relacionados com as virtudes e atitudes militares.
A operação foi divida em duas partes: a primeira parte acontecendo em Blumenau (SC) entre os dias 01 ao dia 07 de novembro onde os militares permaneceram isolados foi cheio de palestras, atividades de campo, além da atualização das mais diversas práticas do Exército Brasileiro, nos mais diferentes cenários possíveis. A segunda parte da Operação foi realizada entre os dias 07 á 09 de novembro, no Porto de Itajaí (SC), onde os militares realizaram em pratica o que foi ensinado nas instruções em Blumenau (SC).
Somente da cidade de Brusque, 132 ex-atiradores dos anos de 2011 a 2015 participaram da operação. Eles atenderam a um chamado periódico do Exército para a renovação dos conhecimentos e técnicas militares. O próximo exercício esta marcado para acontecer no ano de 2019 com dias e mês a confirmar.