ACTs terão que passar por avaliação
A partir de agora, professores da rede pública estadual que quiserem assumir contratos de ACT (Admitidos em Caráter Temporário) no próximo ano terão de participar de uma avaliação elaborada pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), contratada pela Secretaria de Estado de Educação (SED).
A avaliação será realizada no dia 24 de outubro e deve ser feita tanto por quem já é ACT quanto por quem quer começar a dar aula na rede pública estadual.
A diretora de Desenvolvimento Humano da secretaria, Elizete Mello, ressalta que "nenhum professor ACT dará aula em Santa Catarina sem ter realizado a prova".
As inscrições estão abertas desde a última segunda-feira (19) e podem ser feitas gratuitamente até o dia 16 de agosto, no site da Acafe: www.acafe.org.br.
No ano passado, 39 mil professores ACTs com formação na área (habilitados) fizeram a prova. A meta para este ano, é que mais de 40 mil participem. Para se classificar o participante não pode zerar.
Em Santa Catarina, há quase 16 mil professores admitidos em caráter temporário, que ocupam as vagas dos efetivos quando estes são afastados por licenças, folgas e atestados. A SED espera contratar até 15 mil professores durante o ano de 2011.


