O secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, confirmou durante a tarde de terça-feira (8) que houve um acerto de parcelamento das dívidas que o Governo do Estado tinha com a cidade de Brusque nas questões que envolvem a saúde.
Segundo ele, a primeira parcela do repasse era para ter acontecido na última sexta-feira (4), porém, no início da semana o dinheiro ainda não havia chegado à cidade. Entre outras situações, Ewaldo destacou que um dos principais problemas para esse acerto acontecer é o atraso das verbas do Governo Federal para o Estadual:
“Se o A não paga para o B, o B não paga para o C, e o C não paga para o D, que se cria um ciclo vicioso por conta dos problemas na receita”, afirmou. A expectativa é de que essa primeira parcela seja repassada o quanto antes, já que a dívida somente com a Prefeitura de Brusque era estimada em quase R$ 1,5 milhão.
O secretário-executivo também salientou que parte da dívida que o Governo Federal tem com Santa Catarina diz respeito às cirurgias eletivas, que o Estado adiantou o dinheiro para que as mesmas acontecessem, e a fila não aumentasse conforme o atraso no repasse.