Donald Trump eleito o 45º Presidente dos Estados Unidos da América
Donald John Trump foi eleito o 45º presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira (8), em uma campanha explosiva, populista e polarizadora que levou às instituições e aos ideais de democracia americana a debates e reflexões sobre o papel americano no mundo.
O resultado desafiou as últimas pesquisas que mostraram Hillary Clinton com uma vantagem modesta, mas persistente, ameaçou convulsões em todo o país e no mundo, onde os céticos haviam assistido com preocupação o crescimento do Sr. Trump.
O triunfo do Sr. Trump, de 70 anos, uma estrela de televisão transformadora no ramo imobiliário, sem experiência de governo, foi uma poderosa rejeição das forças da ordem ideológica, econômica, política e legal que constitui a sociedade americana, o chamado “establishment” que se reuniram contra ele. Do mundo empresarial ao governo, Trump era um consenso negativo.
Os resultados foi um repúdio, não só a Sra. Clinton, mas ao Presidente Obama, cujo legado está sendo colocado em perigo. E foi uma demonstração decisiva do poder de uma coalizão largamente ignorada e silenciosa de eleitores brancos e operários que consideraram a promessa de mudança de um Estados Unidos que havia se esgueirado em meio a décadas de globalização e multiculturalismo.