A Câmara de Vereadores de Guabiruba esteve reunida na noite desta terça-feira (8) para mais uma sessão ordinária. Diferente do que ocorre normalmente, nesta noite o plenário recebeu ilustres visitas da comitiva alemã do distrito de Hambrücken, que participam de um intercâmbio para conhecer o sistema político local.
Presidida pelo vereador Felipe Eilert dos Santos, a sessão foi dominada por temas ligados à preservação do meio ambiente. Um dos convidados especiais foi o presidente da associação Assepavi Ecoturismo e Aventura, Ivan Fischer, que falou sobre a preservação e exploração do Parque Nacional da Serra de Itajaí. Ele inclusive mostrou fotos sobre visitas a área com orientação da associação.
Outro assunto debatido pelos vereadores guabirubenses foi sobre a necessidade de implantação da coleta seletiva de lixo no município, criando inclusive programas de orientação junto às escolas e para a comunidade. O assunto já vem sendo debatido pela comunidade, mas deve vir com mais ênfase no início de 2017.
O trânsito em Guabiruba também foi lembrado, principalmente as alterações proporcionadas pela atual administração do prefeito Matias Kohler, dinamizando e mudando o aspecto da área central da cidade. O anúncio do aumento da frota em quase 3% mostra a necessidade de continuar implementando medidas para melhorar o fluxo e tornar o trânsito mais seguro em Guabiruba.
Também esteve na pauta das discussões a questão do teto dos financiamentos do projeto Minha Casa Minha Vida que deveria baixar de R$ 145 mil para R$ 130 mil, mas a comunidade se reuniu e com apoio dos deputados Espiridião Amin e Rogério Peninha Mendonça querem aumentar o teto, e não reduzir como estava previsto. Uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (9) com a presença de prefeitos da região deve tratar deste assunto na esfera federal.