Os bancários consideram a proposta patronal de reajuste salarial insuficiente para a categoria. Os valores foram apresentados na reunião para tratar sobre a campanha salarial 2014/2015, que aconteceu na última sexta-feira (19) entre os trabalhadores e representantes dos banqueiros. A proposta do patronal inclui um reajuste de 7% nos salários, o que representa, em valor real, aumento de 0,61%.
A alta foi considerada insuficiente pelo comando nacional dos bancários, a exemplo das proposições de caráter social apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última quarta-feira (17). Os bancários aprovaram um calendário de mobilização para pressionar os bancos a apresentarem nova proposta que atendam as expectativas da categoria.
O presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque e região, Mário Luiz Dada, informa que os lucros dos bancos foram suficientes para que a categoria seja valorizada. Por isso, a greve, a começar no próximo dia 30, não está descartada.
Dada reafirma que as conquistas da categoria são resultados da sua capacidade de construir a unidade nacional e se mobilizar para pressionar os banqueiros. O sindicalista reafirmou que a greve nacional promete ter uma grande adesão neste dia 30. Ainda de acordo com ele, em assembléia, todas as agências bancárias de Brusque e região aprovaram na última semana pela paralisação da categoria.
Como orientação à população, o sindicalista afirma que é preciso se programar antecipadamente para evitar transtornos depois.



