Durante a tarde desta terça-feira (8), a Agência Regional de Brusque assinou o convênio deste ano com as APAEs da região, além do Lar Menino Deus. O convênio representa o repasse de valores para a contratação de 48 professores nas APAEs de Brusque, Guabiruba, Canelinha, Nova Trento, Tijucas e no Lar Menino Deus.
Segundo o secretário-executivo da ADR, Ewaldo Ristow Filho, o convênio permite que o trabalho realizado pelos profissionais da educação nessas instituições seja reconhecido através do acordo com a Fundação Catarinense de Educação Especial. Quem recebeu mais professores neste convênio foi a APAE de Brusque, com 18 profissionais.
O presidente da instituição, Sebastião Ernani Poia, comentou a assinatura do convênio deste ano, que ajusta o repasse para a instituição. Os profissionais cedidos pelo Estado são alocados tanto na Clínica de Terapia Integrada Uni Duni Tê como no Instituto Santa Inês, que trabalha cada um com uma faixa etária diferente.
Ewaldo Ristow Filho aproveitou também para falar sobre o cenário desses convênios para o próximo ano. Segundo o secretário-executivo, o próximo convênio com essas instituições terá validade por dois anos, ou seja, as instituições terão mais tranquilidade para realizar sua programação de trabalho para 2017, apesar do entra e sai de professores, seja no ensino regular ou na educação especial.
Professores cedidos pelo Governo do Estado
APAE de Brusque – 18 professores
APAE de Guabiruba – 16 professores
APAE de Tijucas – 6 professores
APAE de São João Batista – 3 professores
APAE de Nova Trento – 2 professores
Lar Menino Deus – 2 professores
APAE de Canelinha – 1 professor